abc+

INCOMUM

Tempestade solar faz com que auroras boreais sejam vistas de capitais da Europa; entenda o fenômeno

Conforme relatos, os fenômenos foram tão brilhantes que puderam ser vistos mesmo em áreas urbanas bem iluminadas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 24/04/2023 às 17h:08 Última atualização: 05/03/2024 às 10h:41
Publicidade

Uma tempestade geomagnética severa atingiu o planeta Terra neste domingo (23). De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno fez com que auroras boreais na Europa pudessem ser avistadas em diversas capitais do continente, até o Sul da França. Até o fim da noite de ontem, a tempestade ainda acontecia e as auroras podiam ser produzidas até mesmo sobre estados mais ao Sul dos Estados Unidos.

Aurora boreal



Aurora boreal

Foto: Nasa

Conforme relatos, os fenômenos foram tão brilhantes que puderam ser vistos mesmo em áreas urbanas bem iluminadas. “Eu faço tour da aurora boreal em Tronso, Noruega, mas nunca teria sonhado em ver auroras da minha cidade natal, Berlim”, contou Thomas Hunger, que assistiu ao evento meteorológico na Alemanha.

Em outro relato, Tomasz Adam, da Polônia, contou que viu uma aurora boreal pela primeira vez na vida. “Minha foto pode não parecer muito, mas eu tirei de Cracóvia, uma das cidades mais poluídas em luz da Polônia.”

O Centro de Previsão do Tempo Espacial (SPWC), do governo norte-americano, informou que na escala em que o tipo de evento é medido, a tempestade geomagnética severa foi considerada nível 4 de 5. Segundo o centro, as áreas de impacto se estendem ao Norte dos Estados Unidos e ao Canadá. Estes impactos, de acordo com os especialistas, normalmente incluem instabilidades generalizadas na rede elétrica, espaçonaves, sistemas de posicionamento global e comunicações de rádio. 

O fenômeno

Por volta das 15h12, no horário de Brasília, uma erupção solar moderada irrompeu do sol e expeliu um bilhão de tonelada de plasma, que é um gás magnetizado superaquecido do Sol. Essa ejeção atingiu a Terra dois dias depois, tendo viajado a quase três milhões de quilômetros por hora. 

A tempestade já havia sido prevista, mas chegou um pouco antes do esperado. Além disso, ela veio muito mais forte do que o SPWC havia calculado.

No Brasil, a tempestade solar não causou nenhum impacto devido ao posicionamento mais distante dos polos em que está o País.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade