Muitas vezes, com a correria do dia a dia, é comum que haja esquecimento. Deixar chaves, carteira, carregador e até mesmo o próprio celular dentro do carro não é nada incomum. Por conta disso, a Uber decidiu coletar dados anuais sobre os objetos perdidos dentro dos veículos em corridas. Cabeça de manequim, livros, tamagotchi, testes de gravidez, bebidas, uniciclo, itens de higiene e de personagens são algumas das coisas que os motoristas já encontraram no carro após viagens.
Na sétima edição da lista, divulgada pela empresa na última semana, os 10 objetos mais comumente esquecidos foram roupas, telefones, mochilas e bolsas, carteiras, fones de ouvido, joias, chaves, livros, laptops e relógios.
No entanto, o que realmente chama a atenção é a lista com os 50 itens mais estranhos deixados dentro do carro. Entre eles, estão: um cachorro poodle, duas tartarugas, hamsters, tornozeleira eletrônica, mocassim da Gucci, uma procuração do Consulado da Turquia, impressora, vibrador, bidê e máquina de fumaça.
Aumento nos esquecimentos
Além disso, a empresa notou que, do ano passado até o momento, os passageiros têm esquecido muitos pertences após a saída dos parques da Disney e do Harry Potter. Também tem aumentado o número de casacos, dentaduras e dentes falsos, ovos e aparelhos de Nintendo Switch esquecidos. Ainda, chamou atenção da empresa a expressiva quantidade de vezes em que os passageiros esqueceram cachorros, maconha e itens sexuais.
No Brasil e no mundo
No Brasil, motoristas relataram que entre os itens mais estranhos deixados para trás pelos passageiros estavam embalagens de frango, tênis Nike e um mouse de computador. Em outros países também houveram perdas de objetos curiosos por parte dos passageiros. Na França, por exemplo, foram deixadas as chaves de um carro Peugeot e uma bomba de tirar leite. No México, um motorista do aplicativo encontrou no carro duas prensas francesas após uma corrida. Já na Arábia Saudita, um passageiro esqueceu um brinco de diamante.
Dias de esquecimento
Conforme os dados coletados pela Uber, o dia 5 de abril de 2022 foi o dia em que mais itens foram esquecidos dentro dos carros. Na data, foram quase mil relatórios de itens perdidos. Outro ponto mapeado pela empresa, foi que a maioria das perdas acontecem por volta das 23 horas.
Em uma comparação dos itens perdidos e das datas em que foram esquecidos, a Uber ainda fez um parecer de quais objetos costumam ser deixados para trás em cada dia da semana. Assim, eles apontam que nas segundas-feiras as pessoas esquecem mais carregadores, nas terças são esquecidas mais chaves, nas quartas os passageiros deixam mais carteiras dentro dos carros, nas quintas se esquece mais dinheiro e nas sextas costumam ser esquecidos relógios e joias. Já aos sábados, é o dia em que o item mais esquecido é passaporte, e aos domingos, compras.
LEIA TAMBÉM
Como recuperar um item perdido no Uber
A empresa preparou um guia para que o passageiro saiba como proceder após esquecer algum pertence dentro do carro. Conforme a Uber frisa, a melhor maneira de recuperar um item perdido é ligar para o motorista, mas caso o objeto esquecido seja o próprio telefone, é possível também fazer fazer o login em outro aparelho.
Confira os passos sugeridos pela Uber:
- Toque no ícone do menu para abrir o menu principal.
- Selecione “Suas viagens” e depois a viagem em que você perdeu o item.
- Toque em “Encontrar item perdido” e depois em “Entre em contato com o motorista sobre um item perdido”.
- Digite seu número de telefone para ligar para o motorista.
- Se o seu motorista pegar e confirmar que seu item foi encontrado, combine um horário e um local mutuamente convenientes para que ele seja devolvido a você.
- Se o seu motorista não atender, deixe uma mensagem de voz detalhada descrevendo seu item e a melhor maneira de entrar em contato com você.
- Categorias
- Tags