Uma possível epidemia de uma pneumonia desconhecida que atinge crianças deixa cidades da China em alerta. Os casos registrados são em Pequim e Liaoning, que estão a quase 800 km de distância. O alerta foi emitido pelo sistema de vigilância Promed-Mail, que é um portal de monitoramento que atua desde 1994 e relatou o surgimento de surtos como Covid-19, zika e ebola.
Com hospitais cheios, as autoridades chinesas estudam suspender as aulas. De acordo com os relatos, as pessoas internadas não têm tosse nem outros sintomas respiratórios, porém têm febre alta e algumas desenvolvem nódulos nos pulmões.
Os moderadores do sistema de monitoramento pregam cautela e afirmam que aguardam informações mais conclusivas. Eles destacam que o alerta sugere uma “doença respiratória não-diagnosticada” entre crianças. Ainda não há números oficiais nem relatos da doença em adultos.
Com a proximidade do inverno, o primeiro sem as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, observa-se o aumento de casos de pneumonia bacteriana no país. No entanto, os jornais Bloomberg e Global Times atribuíram o crescimento a uma bactéria (Mycoplasma pneumoiae) que causa infecção leve.
*Com informações do portal de notícias UOL.
LEIA TAMBÉM