Os amantes da astronomia em todo o mundo terão uma noite cheia nesta segunda-feira (19), com a chegada da superlua azul, um fenômeno que vai durar dias.
CONFIRA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Início da semana tem chuva em parte do RS e fumaça das queimadas da Amazônia em outra
A superlua ficará no céu até por volta desta quarta-feira (21). E esta não é a única do ano, que terá quatro consecutivas no total. As próximas serão em setembro e outubro.
FIQUE DE OLHO: Longo meteoro percorre 300 quilômetros e impressiona durante a madrugada no RS
Superluas
O termo “superlua” foi cunhado em 1979, pelo astrônomo Richard Nolle, para novas luas ou quando são cheias e estão 90% próxima da Terra, de acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). “As superluas são as maiores e mais brilhantes do ano”, explica.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O que significa superlua azul?
O primeiro registro de que o termo tenha sido usado no Inglês foi em 1528. Mas, apesar do nome, a Lua não ficará azul.
Embora não tenha uma explicação exata para o termo, especula-se que a origem venha de uma frase antiga do Inglês, que seria “betrayer moon” (Lua traidora, em tradução livre). Isso porque ela levava as pessoas a errarem as datas da Quaresma e da Páscoa.
Outra hipótese envolvendo a origem da superlua azul, é de que seja uma comparação a eventos raros da astronomia, como quando a poeira na atmosfera deixa a Lua aparentemente azul.
Independente da origem, este é o termo que ficou. Além da superlua, ele também tem sido usado desde 1940 para a segunda Lua Cheia do mês que tem duas.
LEIA TAMBÉM