CINCO MORRERAM
SUBMARINO DO TITANIC: "É muito emocionante", diz líder da missão de buscas no fundo do mar
Edward Cassano trabalha na empresa dona do robô usado para localizar os destroços do submarino
Última atualização: 28/12/2023 17:04
Continua repercutindo neste domingo (2) em todo o mundo a declaração do diretor responsável pela sonda usada nas buscas do submarino Titan, que implodiu quando levava cinco pessoas até os destroços do Titanic, no Atlântico Norte. Os cinco ocupantes morreram. Os corpos foram localizados na última quinta-feira (29).
Em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (30), Edward Cassano disse que a situação toda "é muito emocionante". "Nós continuamos, claro, a documentar o local e, às 12 horas, infelizmente nossa [operação de] resgate virou [uma operação de] retirada [de destroços]. Peço desculpas, ainda estamos nos desmobilizando", desabafou.
O comentário foi sobre quando a equipe da Pelagic Research Services, dona da sonda, percebeu que o trabalho de resgate havia se tornado um trabalho de remoção de destroços.
MORADOR DE NOVO HAMBURGO FALA SOBRE EXPERIÊNCIA EM SUBMARINO
Os destroços do submarino foram encontrados em 22 de junho pelo Odysseus 6K, um veículo submarino operado remotamente (ROV, na sigla em inglês). O equipamento é usado para fins científicos, como observações e pesquisas nas profundezas dos oceanos.
O robô pode chegar a 6 mil metros de profundidade. Ele consegue capturar imagens estáticas e em vídeo debaixo da água, e pode ser usado para recolher amostras biológicas e geológicas e outros itens no fundo do oceano.