Dois professores e seis crianças ficaram presos em um teleférico, a 274 metros de altura, após um cabo se romper. O acidente aconteceu enquanto eles estavam indo para a escola, em outra parte do distrito de Battagram, no Paquistão.
Conforme as equipes de resgate, o cabo teria partido por volta das 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília).
“Uma criança desmaiou devido ao calor e ao medo”, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate, à Reuters.
ATUALIZAÇÃO: Após mais de 10 horas, apenas duas crianças foram resgatadas; saiba o motivo da operação ser tão complicada
De acordo com uma avaliação de um funcionário do distrito de Battagram, o resgate é considerado difícil devido aos fortes ventos e a altitude da cápsula. A aproximação do helicóptero também pode desestabilizar o único fio que sustenta a cabine. No entanto, um helicóptero militar foi mandado para a região para a ajudar na missão de salvamento.
Um professor da região também falou sobre a precariedade do transporte. Segundo ele, cerca de 150 pessoas fazem esse trajeto diariamente, devido à falta de transporte na área.
Anwar-ul-Haq-Kakar, primeiro-ministro interino do Paquistão, determinou o fechamento de diversos teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção.
“Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleférico privados e garantir que sejam seguros para operar e usar”, falou ele em uma publicação na rede social X.
#Pakistan Eight schoolchildren and teachers were stranded in a cable car in Battagram’s Allai tehsil, officials said. According to Allai tehsil Chairman Mufti Gulamullah, the students were going to school when the incident occurred at 8am, leaving them stuck at a height of 1,500… pic.twitter.com/mWEWyn1Hyk
— Ghulam Abbas Shah (@ghulamabbasshah) August 22, 2023
LEIA TAMBÉM