Uma mensagem piscou na tela de todos os celulares e de todas as televisões dos Estados Unidos na quarta-feira (4).
O Sistema Integrado de Alerta e Alerta Público é um serviço dos Estados Unidos que envia mensagens de alerta em caso de emergência. O esquema é projetado para permitir que o presidente fale com o povo dentro de 10 minutos durante uma emergência nacional por meio de canais específicos, como rádio e televisão.
Há ainda mensagens curtas – de até 360 caracteres – que são disparadas para os celulares para sinalizar algo importante.
Embora esses tipos de alerta sejam frequentemente direcionados a moradores de áreas específicas para chamar atenção sobre acontecimentos da região, o desta quarta-feira foi enviado simultaneamente a todos os moradores do país. A operação estava programada para ocorrer às 14h20 do horário leste (15h20, no horário de Brasília).
Mas, afinal, qual era a mensagem?
“ISSO É UM TESTE”, esta foi a mensagem distribuída a todos os celulares do país norte-americano. Apesar de rumores falsos, o governo federal apenas testou seu sistema de alerta em todo o território nacional, que é utilizado para avisar a população sobre emergências, como uma aviso que antecipa uma tempestade severa, por exemplo.
Além do SMS, as pessoas que assistiam à transmissão, televisão a cabo ou ouviam rádio acompanharam uma mensagem com duração de um minuto, que dizia: “Este é um teste nacional do Sistema de Alerta de Emergência, emitido pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, cobrindo os Estados Unidos a partir de 14h20h às 14h50 horário do leste dos EUA. Isto é apenas um teste. Nenhuma ação é exigida por parte do público.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags