CURIOSIDADE

Saiba o que torna uma pessoa alvo de um raio

Caso do motociclista que morreu em Lajeado levantou dúvidas sobre descargas elétricas

Publicado em: 08/08/2023 16:11
Última atualização: 17/10/2023 18:16

Um homem morreu na segunda-feira (7) após ser atingido por um raio na BR-386, em Lajeado. O caso reacendeu algumas dúvidas sobre a probabilidade de ser mira de uma descarga elétrica e como se proteger em uma zona de perigo.


Raios registrados em Canoas Foto: @sandrokmuller-Twitter MetSul/Reprodução

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), a probabilidade média de uma pessoa morrer atingida por um raio no Brasil é de um em 25 mil, considerando uma expectativa de vida em torno de 75 anos. Contudo, fatores podem contribuir para que um indivíduo se torne alvo de uma descarga elétrica, como:

  • estar em área descampada ou na areia da praia durante tempestades;
  • mexer em celular enquanto carrega em dias de chuvas;
  • estar dentro de rios durante um temporal.

Probabilidade aumenta quando...

Ainda de acordo com o ELAT/INPE, se uma pessoa ficar sem se proteger em uma área descampada ou na praia por 30 minutos durante uma tempestade (que produz cerca de três raios por minuto), por exemplo, a probabilidade de morrer atingido por um raio é em torno de um em 10 mil, similar à de sofrer um acidente aéreo.

Em algumas tempestades, o número de raios durante 30 minutos pode ser 10 vezes maior, o que significaria que a probabilidade de morrer atingido por um raio seria de um em mil, isto é, 25 vezes maior do que a probabilidade média ao longo da vida.

O que fazer se estiver em uma zona de perigo?

Se afaste de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e se agache até a tempestade passar. Não fique deitado. Embora não seja uma posição confortável, nesse caso, o ELAT/INPE afirma que essa é a opção mais segura.

Quais são as opções mais seguras de abrigo?

  • Entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros, evitando contato com a lataria;
  • Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;
  • Entre em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundo
Matérias Relacionadas