abc+

CATÁSTROFE

Saiba o que motivou tempestade de fogo que fez pelo menos 12 pessoas se jogarem no oceano para fugir das chamas no Havaí

Ilha de Maui teve danos estruturais e fechamento de estradas

Nadine Funck
Publicado em: 09/08/2023 às 16h:32 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:20
Publicidade

Moradores da cidade turística de Lahaina, na Ilha de Maui, no Havai, viveram momentos de pânico. O município enfrenta nesta quarta-feira (9) uma verdadeira “tempestade de fogo”, alimentada por ventos fortes. Pelo menos 12 pessoas fugiram para o oceano para evitar a fumaça e as chamas. Elas foram resgatadas pela Guarda Costeira.

Cidade de Lahaina, no Havai, é devastada pelas chamas nesta quarta-feira | Jornal NH



Cidade de Lahaina, no Havai, é devastada pelas chamas nesta quarta-feira

Foto: Mathew Thayler/The Hotshot Wake Up

As chamas são resultado de condições secas e ventos fortes do furacão Dora, com rajadas de até 100 km/h, e causaram fechamento de estradas e danos estruturais na ilha, principalmente na cidade turística. As informações são da MetSul Meteorologia.

Os meteorologistas explicam que os padrões climáticos atuais permitiram que os incêndios se espalhassem rapidamente. Um forte sistema de alta pressão ao norte das ilhas está mantendo as condições secas e ensolaradas e os ventos alísios se intensificaram quando o furacão Dora, de categoria 4, passou centenas de quilômetros ao sul. Uma forte diferença de pressão atmosférica entre essa zona de alta pressão ao Norte e o furacão (baixa pressão) ao sul trouxe o vento intenso, disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Espera-se que os ventos continuem diminuindo nesta quarta e nos próximos dias, à medida que Dora se afasta do Havaí para o oeste. No entanto, não se espera precipitação, que traria alívio às equipes e aos moradores. “As condições secas e estáveis persistirão hoje com chuva quase zero na previsão para a maioria dos locais”, escreveram os meteorologistas do Serviço Meteorológico em uma discussão sobre a previsão na manhã de quarta.

Ainda conforme a MetSul ,os bombeiros foram prejudicados pelos fortes ventos, que, segundo as autoridades, “tornaram impossível fornecer apoio de aeronaves para seus esforços de conter as chamas”. Os ventos impediram ainda os helicópteros de despejar água nos incêndios ou coletar mais informações sobre as chamas. Um bombeiro que trabalhava em West Maui foi levado a um hospital com inalação de fumaça e estava estável na terça (8).

Todas as ilhas havaianas estão sob alerta de fogo. Segundo o NWS, o alerta é para áreas de sotavento, ou seja, terrenos afastados do vento, geralmente protegidos por colinas e montanhas, devido a ventos fortes e baixa umidade, informou o serviço meteorológico de Honolulu em um comunicado.

“Qualquer incêndio se espalhará rapidamente. A queima ao ar livre não é recomendada”, alertou a agência.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade