Parece que as polêmicas sobre os membros da realeza britânica não estão perto de terminar. O boato da vez, no entanto, é sobre o Rei Charles III e se espalhou na Rússia. Aparentemente, ele teria morrido, de acordo com a imprensa do país, durante esta segunda-feira (18).
Apesar de ter repercutido, não há qualquer prova de que seja verdade. O palácio real não se manifestou sobre, mas postaram fotos do Rei em uma pequena reunião com os veteranos da Guerra da Coreia no Palácio de Buckingham, na manhã desta terça-feira (19). Então, de onde surgiu o boato?
De onde surgiu o boato
A notícia começou em um canal do Telegram, aplicativo de conversas, de autoria de um dos jornais mais respeitados do país, o Vedomosti. Com uma foto dele, podia ser lida a manchete: “Rei britânico Charles III morreu”.
Em poucas horas, a informação já tinha se espalhado e, segundo o jornal The Guardian, foi parar em canais com mais de 2,35 milhões de inscritos.
O jornal tinha o que parecia muito um pronunciamento oficial da realeza, afirmando que o Rei havia “morrido inesperadamente”. Porém, a fonte era desconhecida.
A notícia viajou até a Ucrânia, quando um canal de TV republicou a história, indo até os jornais do Tajiquistão, de acordo com o portal de notícias britânico.
O boato continuou a ser repassado como real até que um dos jornais russos adicionou uma atualização na postagem: “Ao mesmo tempo, nada sobre isso foi escrito pela mídia britânica oficialmente. Muito provavelmente, a informação é fake”.
Em fevereiro deste ano, o palácio real informou que o Rei foi diagnosticado com câncer.
Piada
O que começou a ser noticiado como real, virou uma grande piada. Um canal russo chegou a postar uma foto da cabeça do Rei Charles no corpo da princesa de Gales Kate Middleton, feita em fotoshop. A imagem da princesa foi alvo de muita especulação nos últimos dias, com a crescente preocupação do público: onde está Kate Middleton?
*Com informações do jornal The Guardian
LEIA TAMBÉM