Um sonho muito comum e que parece impossível, ou pelo menos muito distante, é viajar para a Lua. Chegar até esse astro ainda misterioso, que apenas alguns homens pisaram durante a Missão Apollo 11 em 1972 e marcar que esteve lá é com certeza um desejo. E se não for algo tão inatingível? Agora, seu nome pode fazer parte de uma missão que pode revolucionar o mundo das viagens espaciais.
Desde a semana passada, dia 4 de janeiro, a Nasa divulgou que nomes poderão chegar até a superfície da Lua junto com o primeiro rover lunar Viper, que vai embarcar em uma missão até o Polo Sul da Lua. O objetivo é investigar e tentar desvendar os mistérios das águas lunares e entender melhor o ambiente, para ajudar os astronautas da Missão Artemis que serão mandados para lá.
Até cerca de 13h59, no horário de Brasília, a campanha Mande seu Nome com o Viper estará aceitando nomes. Eles serão colocados no rover, que deve ser lançado até o final de 2024. A missão dele, que irá durar 100 dias, é coletar diferentes tipos de solo lunar e do ambiente.
O Viper fará parte da primeira missão de mapear os recursos em outro corpo celestial, com o objetivo de entender como a água congelada e outros são distribuídos pela Lua, a sua origem cósmica e o que tem preservado o solo lunar por bilhões de anos.
Como enviar seu nome?
- É preciso entrar no site oficial da campanha;
- preencher os dados com nome e sobrenome;
- criar um PIN, como uma senha, de 4 até 7 dígitos.
Pronto! Um passe de embarque será criado com seu nome e as informações de lançamento, como o local que a nave será lançada e o destino: Mons Mouton, Lua.
LEIA TAMBÉM