Um estudo trás uma notícia nada boa para os amantes de queijos: o brie pode entrar em extinção. Isso segundo a principal responsável pela pesquisa Jeanne Ropars, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), ao jornal Estadão.
O motivo da extinção está diretamente ligado ao fungo Penicillium camemberti, usado para produzir o queijo. Ele foi analisado em laboratório e os resultados mostraram que ele possui uma genética limitada, de pouca variedade. E essa é a principal ameaça aos queijos brie.
Acontece que, por ter ter essa genética, natural dos microrganismos dessa espécie, a reprodução do fungo está muito lesada.
Outro queijo também usa da mesma cepa de fungos: o camembert. Os dois são muito famosos na França, sendo até símbolos do País.
O queijo brie vai ser mesmo extinto?
Apesar da possibilidade do fungo responsável pela produção do queijo brie acabar extinto, produtores junto a pesquisadores estão estudando uma substituição. A hipótese é trocar para o Geotrichum Candidum.
A única questão de usar cepas diferentes, é que o gosto e a aparência poderão apresentar também mudanças. Então, o melhor é aproveitar os brie e camembert do jeito que são enquanto podem.
LEIA TAMBÉM