O El Niño está com dias contatos. Meteorologistas preveem que, nas próximas semanas, haverá a transição do fenômeno para o La Niña.
A MetSul Meteorologia afirma que o fenômeno que iniciou em junho de 2023 está enfraquecendo de forma gradual desde janeiro. A tendência é que o evento termine entre o final de abril e início de maio.
No entanto, no fim do outono, o La Niña passará a influenciar o clima. O fenômeno mantém as águas dos oceanos mais frias ao contrário do El Niño. Conforme os meteorologistas, isso pode favorecer a redução dos volumes de chuvas na região Sul do País.
Transição rápida
A Metsul explica que a transição entre os fenômenos meteorológicos será rápida, como aconteceu em 2023 na transformação de La Niña para El Niño. “Para 2024, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos projeta uma transição novamente muito rápida, mas desta vez de El Niño para La Niña.”
Portanto, a estimativa é que o período de neutralidade na temperatura das águas dos oceanos seja mínimo, como já ocorreu outras vezes.
Colaborou: Kassiane Michel
LEIA TAMBÉM