Morreu aos 63 anos o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Ele estava em um helicóptero que caiu na tarde deste domingo (19). Raisi e comitiva de ministros viajavam de volta para o país.
Conforme a TV estatal, o acidente aconteceu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã.
Raisi foi eleito em 2021 e era considerado a 2ª pessoa mais importante do Irã. O primeiro é o aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país. Além do presidente, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian. Também estavam com eles, Malek Rahmati, governador do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.
A mídia estatal do Irã informou na manhã desta segunda-feira (20) que os corpos do presidente do país e do chanceler Hossein Amirabdollhian foram encontrados em meio aos destroços do helicóptero.
Eles voltavam de compromisso oficial para inaugurar uma represa no rio Aras, que fica na divisa entre o Irã e o Azerbaijão, apesar das relações complicadas entre ambos os países.
Equipes de resgate demoraram horas para chegar ao local, devido a más condições climáticas. Houve registro de chuva forte e neblina com algum vento na região, que é montanhosa.
(*) Com informações do Estadão Conteúdo.
LEIA TAMBÉM