NO LOUVRE

Pintora de 6 anos do RS vai para Paris e expõe quadros no maior museu de arte do mundo

Artista mirim Rita Jorge Felice está em Paris, na França, e participou de uma mostra artística com suas obras

Publicado em: 22/10/2024 13:39
Última atualização: 27/10/2024 15:37

Aos seis anos, uma artista do Rio Grande do Sul já comemora o sucesso da sua primeira exposição em Paris, na França. A pequena Rita Jorge Felice adora pintar quadros. Seu talento foi descoberto aos 2 anos e, por mais que seja uma brincadeira para a menina, suas obras já chamam a atenção e seu trabalho ganhou valor no setor artístico. 


Rita Jorge Felice, de 6 anos, em Paris Foto: Arquivo pessoal

Rita Felice teve suas obras expostas pela Galeria Vivemos Arte, com direção artística e curadoria de Lisandra Miguel, no Salão de Arte Contemporânea Carrousel du Louvre.

A pintora mirim é de Santa Maria, na região central do Estado. A mãe, Mirna Adriana Jorge, conta que Rita sempre mostrou interesse pela arte. "Desde pequenininha ela gostava muito de pintar, rabiscar. Mas os traços dela, a gente já notava que eram bem diferenciados." Por isso, comprou uma tela, tinta e pincel e deu para a filha. "Ela já tinha, parecia, uma intimidade com o pincel e o 'guache'. Ela gostou muito. E a partir daí, eu comecei a comprar mais telinhas para ela."

LEIA TAMBÉM: Casal de bombeiros de Novo Hamburgo desbrava o "fim do mundo" na Terra do Fogo


Rita Jorge Felice, de 6 anos, em Paris Foto: Arquivo pessoal

Os pais e a menina chegaram em Paris no último dia 14. Entre os dias 18 e 20 de outubro, Rita participou de uma exposição no Le Carrousel du Louvre, uma das sessões do Museu do Louvres. "A Rita foi a artista mais nova a participar", comenta a mãe, que explica que as únicas crianças eram a filha e uma outra artista de 10 anos. "A Rita representou muito bem nosso Estado", comemora. Ao todo, a menina tem um acervo de mais 60 obras, incluindo algumas que já foram vendidas.

CONFIRA: ALZHEIMER: Médico da região enfatiza comunicação adaptada entre pacientes e familiares em novo livro

A mãe descreve como "emocionante" ver a filha como a artista mais jovem em meio a artistas do mundo todo. "Para nós, com certeza, uma experiência única e para ela muita diversão e amor recebido. Ela recebeu muitos mimos, homenagens e carinho dos artistas."

Trajetória

Aos 3 anos, a menina fez a sua primeira exposição no Royal Plaza Shopping, na cidade onde mora. Após outubro de 2021, ela retornou ao local nos anos seguintes.

Outra exposição de Rita foi no espaço da Fundação Cultural Jorge Simões filho (AFIF) no Aniversário de São Sepé, em maio de 2022. Fora do País, ela já havia levado seus quadros para o Museu Departamental de Artes Plásticas, em Rivera, no Uruguai. 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Além das mostras, obras de Rita já concorreram a premiações. Em 2022, ela recebeu o certificado de mérito artístico do Luxembourg Art Prize.

O dia a dia da menina também é compartilhado no Instagram, através da conta @coresderita.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundoParis
Matérias Relacionadas