ARTEMIS II
Pela primeira vez, Nasa terá mulher e homem negro entre astronautas em missão à Lua
Agência espacial norte-americana anunciou os nomes dos quatro tripulantes nesta segunda-feira
Última atualização: 08/01/2024 12:23
A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nesta segunda-feira (3) quem são os quatro astronautas que irão participar da missão Artemis II, programada para ser lançada em 2024. Entre os tripulantes estão, pela primeira vez em uma missão à Lua, uma mulher e um homem negro.
Os astronautas são Jeremy R. Hansen e Christina Hammock Koch, ambos como especialista de missão; Victor Glover, como piloto; e Reid Wiseman, como comandante.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, da NASA Johnson. “Esta missão abre caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas e a Geração Artemis.”
Essa será a primeira vez desde a missão Apollo, em 1972, que uma tripulação viajará à Lua. Desta vez, no entanto, os astronautas ainda não irão pousar ou orbitar o satélite natural.
As missões Artemis usam tecnologias para explorar a superfície lunar. Entre os objetivos está usar o conhecimento que será adquirido sobre a Lua e o arredor dela para, no futuro, enviar os primeiros astronautas a Marte.
Conheça os astronautas do Artemis II
Reid Wiseman: Esta será a segunda viagem de Wiseman ao espaço, servindo anteriormente como engenheiro de vôo a bordo da Estação Internacional para a Expedição 41, de maio a novembro de 2014. Wiseman registrou mais de 165 dias no espaço, incluindo quase 13 horas como líder de caminhada espacial durante duas viagens fora do complexo orbital. Antes de sua atribuição, Wiseman atuou como chefe do Astronaut Office de dezembro de 2020 a novembro de 2022.
Victor Glover: A missão será o segundo voo espacial de Glover, servindo anteriormente como piloto no SpaceX Crew-1 da NASA, que pousou em 2 de maio de 2021, após 168 dias no espaço. Como engenheiro de vôo a bordo da estação espacial da Expedição 64, ele contribuiu para investigações científicas, demonstrações de tecnologia e participou de quatro caminhadas espaciais.
Christina Hammock Koch: Koch também fará seu segundo voo ao espaço na missão Artemis II. Ela serviu como engenheira de vôo a bordo da estação espacial para as Expedições 59, 60 e 61. Koch estabeleceu um recorde para o voo espacial mais longo de uma mulher com um total de 328 dias no espaço e participou das primeiras caminhadas espaciais femininas.
Jeremy R. Hansen: Representando o Canadá, Hansen está fazendo seu primeiro voo ao espaço. Coronel das Forças Armadas do Canadá e ex-piloto de caça, Hansen é bacharel em ciências espaciais pelo Royal Military College of Canada em Kingston, Ontário, e mestre em física pela mesma instituição em 2000, com foco em pesquisa no Rastreamento por Satélite de Campo de Visão Amplo. Ele foi um dos dois recrutas selecionados pela CSA em maio de 2009 por meio da terceira Campanha de Recrutamento de Astronautas Canadenses e serviu como Capcom no Centro de Controle de Missão da NASA em Johnson e, em 2017, tornou-se o primeiro canadense a ser encarregado de liderar uma classe de astronauta da NASA, liderando o treinamento de candidatos a astronautas dos Estados Unidos e Canadá.