Uma crença japonesa acredita que a aparição do peixe-remo serve como presságio para terremotos. Conforme o tabloide britânico The Sun, a referência está ligada ao mito de Namazu, um bagre gigante que vive sob as ilhas do país e seria o causador do desastre natural ao bater sua cauda.
A reputação cresceu em 2010, quando dez animais da espécie apareceram na costa asiática e meses depois um terremoto atingiu o Japão, destruindo inclusive uma usina nuclear em Fukushima. Nesta segunda-feira (27), foi a vez da República Dominicana receber a visita do peixe-remo. Segundo o The Sun, ele foi avistado às margens da praia de Los Coquitos, em Pepillo Salcedo.
O jornal britânico afirmou que o peixe-remo morreu na sequência do encontro com os seres humanos. Não representa nenhuma ameaça, é um peixe que normalmente habita as profundezas”, explicou o vice-ministro do Ministério do Meio Ambiente dominicano, José Ramón Reyes.
Reyles reiterou que o animal é considerado um peixe de águas profundas. “É incomum encontrá-lo na superfície”, completou. O peixe-remo pode medir até 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.
Na América do Sul o peixe-remo apareceu no Chile em 2022 e este ano também foi visto na costa do Peru. Ele é conhecido como “peixe do fim do mundo”.
???????? | Aparece un pez Remo en la orilla de una playa en Montecristi, República Dominicana.
• Se cree que estos peces aparecen antes y después de un terremoto, y por eso suele llamárseles a ambos “pez terremoto”. Pero no está demostrado científicamente que así sea. En tanto que… pic.twitter.com/enxJrw0Nqk
— ALERTAS MUNDIAL ????? (@AlertasMundial) November 27, 2023
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags