abc+

PEIXE-REMO

PEIXE GIGANTE: Animal que "pode prever" terremotos e tsunamis é visto na República Dominicana; saiba mais

Segundo a crença japonesa, a referência é ligada ao mito de Namazu, um bagre gigante causador de desastres naturais

Juliano Piasentin
Publicado em: 30/11/2023 às 10h:21
Publicidade

Uma crença japonesa acredita que a aparição do peixe-remo serve como presságio para terremotos. Conforme o tabloide britânico The Sun, a referência está ligada ao mito de Namazu, um bagre gigante que vive sob as ilhas do país e seria o causador do desastre natural ao bater sua cauda.

Peixe-remo encontrado na América Central  | Jornal NH



Peixe-remo encontrado na América Central

Foto: Alertas Mundial

A reputação cresceu em 2010, quando dez animais da espécie apareceram na costa asiática e meses depois um terremoto atingiu o Japão, destruindo inclusive uma usina nuclear em Fukushima. Nesta segunda-feira (27), foi a vez da República Dominicana receber a visita do peixe-remo. Segundo o The Sun, ele foi avistado às margens da praia de Los Coquitos, em Pepillo Salcedo.

O jornal britânico afirmou que o peixe-remo morreu na sequência do encontro com os seres humanos. Não representa nenhuma ameaça, é um peixe que normalmente habita as profundezas”, explicou o vice-ministro do Ministério do Meio Ambiente dominicano, José Ramón Reyes.

Reyles reiterou que o animal é considerado um peixe de águas profundas. “É incomum encontrá-lo na superfície”, completou. O peixe-remo pode medir até 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.

Na América do Sul o peixe-remo apareceu no Chile em 2022 e este ano também foi visto na costa do Peru. Ele é conhecido como “peixe do fim do mundo”.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade