Um peixe diferente e peculiar, que foi avistado em Taiwan, viralizou nas redes sociais. Ele foi encontrado por mergulhadores em junho, e as imagens mostram uma espécie quase do tamanho de um adulto, sem nadadeiras laterais, com escamas lisas e reflexivas e olhos grandes.
Embora muitas pessoas achem que se trata de um peixe-remo, em entrevista ao G1 especialistas falaram que se trata de uma espécie da família Trachipteridar, do gênero Trachipterus. De acordo com o biólogo Pedro Henrique Tunes, é um peixe-fita que aparece nas filmagens.
Veja as principais características da espécie:
- Corpo alongado e achatado lateralmente
- Sem nadadeiras na parte inferior
- Olhos grandes e distantes da boca
- Parte inferior afinada
- Escamas lisas e próximas, que causam efeitos reflexivos
Mas as espécies possuem uma similaridade, o seu tamanho. Enquanto o peixe-remo pode ultrapassar os 3 metros, o peixe-fita pode medir entre 1 e 3 metros. Em casos raros, ele pode chegar a 4 metros de comprimento.
Buracos no corpo
Outro motivo que chamou a atenção dos internautas, foi os buracos no corpo do peixe. No entanto, Tunes explica que não há nenhum mistério em relação a isso. “Esses buracos são bastante comuns em animais marinhos grandes. Eles são causados pelo tubarão charuto, uma espécie que já foi encontrada aqui no Brasil e é conhecida por se alimentar de pequenos pedaços de suas presas”, afirmou.
Lenda sobre terremoto
Apesar de serem vistos raramente e de não se saber qual a sua população atual, a espécie não está ameaçada de extinção. E por ser um animal pouco observado, diversas lendas urbanas foram criadas.
“Existe uma lenda muito comum na região do Japão, Taiwan e nas Coreias de que o peixe-fita é visto sempre que tem um terremoto chegando”, explicou Tunes.
No entanto, isso não passa de uma crença. “Por muito tempo, houve essa teoria de que, por ele viver em águas relativamente mais fundas, seria sensível e iria perceber alguma vibração que indicasse terremoto, e subiria para a superfície por causa disso”, disse o biólogo.
No entanto, nunca foi encontrado correlação entre o peixe e terremotos. O pesquisador diz que, para ele, a lenda se originou de outro desastre natural, os tsunamis.
“Depois de tsunamis, que são frequentes na área, aparecem muitos peixes nas praias e, de vez em quando, aparecia o peixe-fita, que as pessoas não conheciam. Por isso, tanto o peixe-fita quanto o peixe-remo passaram a ser associados a terremotos”, finalizou Tunes.
LEIA TAMBÉM