ESTADOS UNIDOS
Orca Lolita será devolvida ao oceano após ficar mais de 50 anos em cativeiro
Animal se apresentou por décadas para multidões antes de adoecer. Ela não faz mais shows desde o ano passado, quando o Miami Seaquarium fez um acordo com reguladores federais
Última atualização: 29/02/2024 07:56
A orca Lolita que está há 52 anos no Miami Seaquarium, nos Estados Unidos, será devolvida ao Pacífico. Especialistas acreditam que uma baleia de quase um século, que pode ser sua mãe, está no noroeste do oceano para onde ela será devolvida.
Conforme publicação do Estadão, o animal que também é conhecido como Tokitae, tinha cerca de 4 anos de idade quando foi capturado em Puget Sound em 1970. A orca se apresentou por décadas para multidões antes de adoecer. Ela não faz mais shows desde o ano passado, quando o Miami Seaquarium fez um acordo com reguladores federais.
Na quinta-feira (30), o proprietário do parque temático, um grupo de direitos dos animais e um filantropo proprietário de um time da liga de futebol americada anunciaram o acordo para devolvê-la ao oceano. O prazo para libertá-la pode ser de 18 a 24 meses e o custo pode chegar a US$ 20 milhões.
A orca está com 57 anos e mais de 2 toneladas. Atualmente ela vive em um tanque que mede 24 por 11 metros e tem 6 metros de profundidade. A baleia que pode ser sua mãe é chamada de Ocean Sun e tem mais de 90 anos. Os defensores da libertação de Lolita acreditam que ela ainda possa ter uma vida longa na natureza.