Dezenas de pessoas ficaram feridas depois que um ônibus sofreu acidente nesta terça-feira (16), no quilômetro 125,7, na altura de Pineda de Mar, região da Catalunha, na Espanha. O veículo ficou preso na boca de um túnel na rodovia C-32. As autoridades receberam o alerta do acidente às 8h43 (horário local).
Segundo o governo catalão, 47 pessoas estavam no ônibus; eram 46 funcionários da empresa Inditex e o motorista. O coletivo que pertence à empresa Monobus seguia para a empresa em Tordera.
O acidente bloqueou o acesso à passagem subterrânea. O veículo ficou em uma posição vertical. A remoção é complexa e envolve um guindaste de grande capacidade.
O diretor do Serviço de Trânsito Catalão, Ramon Lamiel , dirigiu-se aos meios de comunicação na sequência do acidente ocorrido esta manhã. Lamiel referiu que “foi um acidente muito grave e da Tránsit queremos chamar a atenção para uma condução responsável e pedimos a máxima cautela especialmente aos condutores profissionais porque tivemos dois dias muito complicados com o acidente desta manhã com cerca de cinquenta feridos é o quinto acidente desde ontem na AP-7, todos envolvendo veículos pesados”.
Do total de vítimas, o governo da Catalunha diz que 11 foram atendidas em estado grave e três foram socorridas em estado crítico. Um dos feridos graves foi transportado de ambulância para o Hospital Josep Trueta, em Girona, e outros dois foram transportados de helicóptero para o Hospital Universitário Vall d’Hebron e para o Hospital Germans Trias i Pujol, respetivamente.
Dos 11 feridos graves, dois deles foram transferidos para o Hospital Germans Trias i Pujol, 5 para o Hospital Blanes e 4 para o Hospital Mataró. Os 3 feridos menos graves foram transferidos para o CUAP Mataró.
As restantes pessoas atendidas no local e transferidas para um segundo posto de saúde instalado na Câmara Municipal de Pineda.
O diretor de Operações do Corpo de Bombeiros da Generalitat, Jordi Martin, sublinhou que “as tarefas de libertação dos feridos foram complexas, o autocarro estava a uma elevação de 45 graus, tinha atingido a entrada do túnel”. Isto fez com que “fosse necessária a elevação dos bombeiros para poder realizar não só a libertação dos feridos na sucata, mas também a extração da melhor forma”.
Não há informações de como o acidente aconteceu.
Vídeo mostra local onde o ônibus ficou entalado
? Continuen les tasques de retirada de l’autobús accidentat a la C-32 a Pineda de Mar; via tallada en sentit nord
? Desviaments per la sortida 122 a Calella
???? Es manté #trànsit lent amb aturades a l’N-II a Pineda de Mar#SCT pic.twitter.com/bIbKlFmIEN
LEIA TAMBÉM
— Trànsit (@transit) July 16, 2024