EM BUENOS AIRES
Onda de calor intenso na Argentina causa invasão de insetos minúsculos
Neste ano, os chamados tripes já haviam sido vistos no litoral norte do RS
Última atualização: 02/02/2024 14:55
Pequenos insetos pretos invadiram Buenos Aires e outras cidades da Argentina na última semana. A praga, de acordo com a MetSul Meteorologia, fez com que muitos moradores acreditassem que se tratassem de ácaros de pássaros ou piolhos de pombos, no entanto eram tripes — insetos que, embora não sejam vistos com tanta frequência nas áreas urbanas, costumam ser um problema no setor rural a cada verão.Conforme explicam os meteorologistas, os tripes crescem no campo, mas por conta da seca e da onda de calor que atinge a capital argentina há dias, acabou mudando de rota. Com pouco mais de um milímitro de comprimento, muitas pessoas registraram a presença de concentrações dos insetos em piscinas, plantas e até mesmo em varais de roupas.
A desconfiança por parte da população de que os "bichinhos pretos" seriam piolho veio porque, ao pousarem na pele, os tripes causam coceira. Segundo relatados nas redes sociais, além do calor intenso, os argentinos tiveram que lidar com o desconforto dos insetos voando e pousando nas pessoas.
As temperaturas em Buenos Aíres tem tido marcas fora da curva histórica, registrando neste mês máximas entre 8°C e 10°C acima da média. No último sábado (11), a cidade teve seu recorde de temperatura máxima para o mês de março quebrado pela segunda vez, quando chegou a 38,9°C.
A MetSul relata que uma das soluções para combater a praga é a utilização de sabão de potássio pulverizado e o uso de armadilhas cromáticas, como pegar um pedaço de plástico colorido e pintá-lo com óleo.
Insetos em Torres
No começo de fevereiro deste ano, houve registro destes insetos na praia de Torres, litoral norte do RS. De acordo com a MetSul, a estiagem e a baixa umidade que o Estado enfrentada naquele período colaboraram para que os tripes invadissem a cidade. O baixo volume de chuva fez ainda com que houvesse a eclosão de muitos ovos e infestação se fez de forma rápida.
Os insetos ainda foram vistos também na cidade de Passo de Torres e em Balneário Gaivota, no Sul de Santa Catarina.