abc+

SURTOS DE TRANSMISSÃO

O que se sabe sobre plano da OMS para conter transmissão de mpox?

Em meados de agosto, a OMS classificou o atual surto de mpox como uma emergência global de saúde

Publicado em: 26/08/2024 às 17h:27 Última atualização: 26/08/2024 às 17h:27
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (26) um plano de seis meses para ajudar a estancar surtos de transmissão de mpox, incluindo aumento de pessoal em países afetados e reforço de estratégias de vigilância, prevenção e resposta.

Alergia é sintoma de varíola dos macacos / monkeypox | abc+



Alergia é sintoma de varíola dos macacos / monkeypox

Foto: Freepik/Divulgação

A OMS disse que espera que o plano de setembro a fevereiro do ano que vem exija US$ 135 milhões em financiamento, e, com o plano, visa melhorar o acesso às vacinas, principalmente nos países africanos mais afetados pelo surto.

“Os surtos de mpox na República Democrática do Congo e países vizinhos podem ser controlados e interrompidos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado.

LEIA TAMBÉM: Passageiro desembarca em Guarulhos e vai para isolamento após suspeita de mpox

A agência está “aumentando significativamente a equipe” nos países afetados, disse. Em meados de agosto, a OMS classificou o atual surto de mpox como uma emergência global de saúde.

Também nesta segunda, o porta-voz do governo alemão Steffen Hebestreit disse que a Alemanha está doando 100 mil doses da vacina mpox para os países afetados dos estoques mantidos por seus militares. Em sua última atualização sobre o surto, os Centros Africanos de Controle de Doenças relataram que, até a última quinta-feira, 22, já havia mais de 21 mil casos suspeitos ou confirmados, e 590 mortes foram relatadas em 2024 em 12 países africanos.

*Fonte: Associated Press

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade