“Mais uma caveira gritando no universo”, brincou a Nasa no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (16), ao publicar uma das novas imagens do aglomerado de galáxias na região da constelação de Perseus. A aparência curiosa e “sinistra” intrigou a agência, que brincou nas redes sociais.
????Just another skull screaming into space???? X-ray light reveals the sinister structure of the Perseus cluster. The more intense yellow and white regions are in and around the supergiant galaxy, Perseus A, with billions of stars.https://t.co/TfyXzWT1Q5 pic.twitter.com/upPjPIQUVD
— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) October 16, 2023
As fotos foram feitas pelo Observatório de raios-x Chandra, um telescópio espacial lançado pela Nasa em 1999.
O registro, onde a “caveira gritando” aparece, é a Perseus A, está localizada na direção da constelação de Perseus, também conhecida como NGC 1275, é uma supergaláxia elíptica ativa. Ela é o membro mais brilhante do aglomerado de galáxias de Perseus e é, além de uma fonte de ondas de rádio, uma forte emissora de raios-x, devido a um buraco negro supermassivo no seu centro.
A NGC 1275 é formada por cerca de 200 bilhões de estrelas e, segundo estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), abriga de 10 a 100 vezes mais matéria do que a Via Láctea, a nossa galáxia. Um das suas características mais marcantes é ser permeada por uma nuvem de gás rarefeito e quente, com regiões apresentando temperaturas mais elevadas do que o esperado.
Veja a imagem da “caveira” com mais definição:
Entendendo as imagens
A luz do raio-x destas imagens revela as variações de intensidade na temperatura, com as partes brancas sendo as mais intensas e, as vermelhas, menos.
Vermelho e laranja mostram o gás emitido no aglomerado. O amarelo mais intenso com regiões brancas estão ao redor e dentro de Perseus A, de acordo com informações do site do observatório.
A pequena parte preta é uma galáxia, com “apenas” cerca de 20 milhões de estrelas, que está caindo na Perseus A. Análises da figura supõe que uma outra fenda, um pouco maior e mais longe, seja uma bolha de alta energia, cujas partículas foram ejetadas em uma explosão da NGC 1275.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags