ZOOLOGIA
Morre o cão mais velho do mundo, adivinhe sua idade
Bobi, de Portugal, era um Rafeiro do Alentejo e foi certificado pelo Guinness em fevereiro de 2023
Última atualização: 23/10/2023 16:33
O cão mais velho do mundo morreu em Portugal no sábado (21). Bobi, um Rafeiro do Alentejo, havia sido considerado o cão mais longevo da História pelo Guinness Book of Records. Ele viveu 31 anos e 165 dias. A notícia da morte foi anunciada pelas redes sociais de uma veterinária britânica, Karen Becker, que costuma escrever sobre animais.
"Há alguma vez tempo que chega? Acho que não", escreveu a veterinária. Ela acrescentou: "Este doce garoto ganhou suas asas. Apesar de viver mais do que qualquer cachorro da História, seus 11.478 dias na Terra nunca serão suficientes, para quem o amou. Quando perguntamos a Leonel (o tutor) qual sua receita para a vida excepcionalmente longa de Bobi, sua resposta foi rápida: 'Boa alimentação, contato frequente com a natureza, liberdade para descobrir seu ambiente, cuidado veterinário consistente e amor. Bobi sabe que é muito amado.'"
Segundo o American Kennel Club, a expectativa média de vida para cães é de 13 anos, embora não seja incomum encontrar animais com 15 anos ou mais. Bobi, entretanto, foi um caso muito especial.
Um dado curioso é que na página internacional do Kennel Club, há uma calculadora de tempo aproximado de vida dos cachorros e qual seria seu equivalente humano. A calculadora vai até 16 anos, que seriam o equivalente a 120 anos humanos. Os 30 de Bobi nem são previstos na conta.