O Dia Internacional da Cerveja está chegando e alguns mitos sobre uma das bebidas mais amadas do mundo continuam no imaginário das pessoas: Afinal, cerveja causa barriga? A light é mais saudável? Ela traz benefícios para a saúde?
FIQUE DE OLHO: Paciente recebe primeiro coração totalmente artificial da história; veja como funciona
A relação entre a cerveja e a saúde não é absoluta, de acordo com a nutriconista do Emagrecentro Fernanda Lopes, que revela alguns mitos e verdades sobre a bebida próximo à data, comemorada nesta sexta-feira (2). Na verdade, tudo depende do padrão de consumo de cada pessoa.
Quanto aos benefícios para a saúde, ela explica que há estudos que indicam que o consumo da cerveja, junto a uma dieta equilibrada, pode sim trazer benefícios como o aumento da densidade óssea de pessoas idosas e a redução no risco de doenças cardíacas.
“Na prática, podemos atribuir a essas estatísticas as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no produto, o que resulta em um impacto positivo no colesterol HDL e vitaminas do complexo B”, afirma.
Entretanto, quando há excesso, pode levar a dependência alcoólica, doenças hepáticas e pancreatite, entre outros males para a saúde.
CONFIRA: O que acontece ao parar de fumar?
Afinal, cerveja causa barriga?
Conforme a nutricionista, isso não passa de um mito. Por mais que a cerveja tenha calorias, o que causa o ganho de peso é o excesso delas na dieta total.
E o inchaço da barriga acontece por conta da fermentação dos carboidratos no líquido, podendo gerar o desconforto abdominal, explica Fernanda.
LEIA MAIS: Descoberto o novo vilão da saúde que aumenta em 88% o risco de pedras nos rins
Cerveja light é mais saudável?
Outro mito! Embora ele possua menos calorias e seja uma ótima alternativa para quem quer emagrecer e não quer deixar a cerveja, ele não é mais saudável.
“É importante esclarecer que não oferece benefícios significativos adicionais à saúde em comparação com as cervejas tradicionais”, afirma.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Cerveja causa desidratação
Isso é verdade. “O álcool presente na bebida tem um efeito diurético, levando à perda temporária de líquidos, e potencialmente, à desidratação, se não houver um consumo adequado de água em paralelo”, afirma Fernanda.
Dia Internacional da Cerveja
O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (2), desde 2007. A data foi criada por um grupo de amigos dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM