abc+

CURIOSIDADE

MITO OU VERDADE: Podemos ser atingidos por um raio embaixo de uma árvore?

Pesquisadores apontam que 78 milhões de descargas elétricas caem todos os anos no Brasil

Nadine Funck
Publicado em: 08/08/2023 às 18h:25 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:17
Publicidade

Quem nunca ouviu o sábio conselho de não procurar abrigo embaixo de uma árvore durante um temporal? Um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) mostra quais são os locais com maior probabilidade de ser atingido por um raio.

Temporal de raios em Canoas | Jornal NH



Temporal de raios em Canoas

Foto: Fabiano Gutierres/ @metsul/ Reprodução

Apesar de estar no ranking, ficar embaixo de uma árvore não é o local mais perigoso. Conforme o ELAT/INPE, a área rural lidera o número de pessoas que morreram atingidas por raios, com 26% das fatalidades entre os anos de 2000 e 2019. 

O segundo lugar, com 21%, para a surpresa de muitos, é dentro de casa. Desse número, 10% das vítimas estavam ao telefone no momento da descarga elétrica e 5% encostadas ou próximas a aparelhos conectados à energia ou à tomada. 

Empatados em terceiro, estão embaixo de uma árvore e próximo da água ou dentro dela, com 9%. Depois, está área coberta (8%), área descampada (6%), meios de transporte (6%) – como morreu o motociclista atingido por um raio na segunda-feira (7), em Lajeado, na BR-386 –, pessoas caminhando ou paradas ao ar livre (4%) e próximo a uma cerca (4%). Motivos diversos ficaram com 6%. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade