Ataques russos à Ucrânia deixaram pelo menos 20 pessoas mortas e 50 feridas nesta segunda-feira (08). Cerca de 40 mísseis foram disparados e tiveram como alvo cinco cidades ucranianas.
Segundo o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, um dos ataques atingiu um hospital infantil na capital do país, Kiev. Outro bombardeio na cidade central de Krivii Rih matou pelo menos dez pessoas.
No hospital infantil Okhmatdit, os socorristas estavam procurando pessoas sob os escombros de uma ala parcialmente desabada da instalação, disse Zelenski. Segundo o presidente, o número de vítimas ainda não foi confirmado.
“É muito importante que o mundo não fique em silêncio sobre isso agora e que todos vejam o que a Rússia é e o que está fazendo”, disse o chefe do executivo ucraniaco em seu perfil do X.
Rússia nega ataque ao hospital
O Ministério da Defesa da Rússia alegou que os mísseis que atingiram o hospital não seriam de origem russa: “As fotos e vídeos que foram divulgados por Kiev confirmam que a destruição foi causada por um míssil ucraniano lançado por um sistema de defesa”.
O governo russo também citou uma suposta “histeria” do governo da Ucrânia com o objetivo de garantir mais financiamento da guerra, tendo em vista a proximidade com a próxima reunião da Otan.
LEIA TAMBÉM