"ATÉ HAIA SABE"

Ministro do Patrimônio de Israel reforça fala sobre atingir Gaza com bomba nuclear ser uma opção

Eliyahu já havia falado sobre possibilidade de ataque e que os civis de Gaza não mereciam receber ajuda humanitária

Publicado em: 26/01/2024 13:07
Última atualização: 26/01/2024 13:09

O ministro do Patrimônio de Israel Amihai Eliyahu reforçou fala sobre Israel atingir Gaza com uma bomba nuclear, nesta quarta-feira (24). Ele estaria participando de uma visita ao West Bank de Hebron, maior cidade palestina da Cisjordânia. 


Soldados de Israel no território da Faixa de Gaza Foto: Força Aérea de Israel/Reprodução

Perguntado sobre a guerra, Eliyahu afirmo que eles "sabem a minha posição, mesmo em Haia eles sabem a minha posição", de acordo com o The Times of Israel, um jornal israelense. Ele estaria se referindo à fala de novembro de 2023, quando afirmou que usar bombas nucleares contra Gaza era uma opção.

O ministro não é um membro do gabinete de guerra, nem do conselho de segurança do país.

"Por que a vida de reféns civis [...] são mais importantes do que a vida dos soldados?"

Ano passado, Eliyahu foi perguntado por uma rádio, Radio Kol Berama, se usar bombas nucleares era algo que estava na lista de possibilidades. O ministro respondeu que sim e reiterou: "Por que a vida de reféns civis, os quais quero muito que sejam soltos, são mais importantes do que a vida de soldados e das pessoas que serão assassinadas depois?".

Ele ainda foi contra deixar com que ajuda humanitária entrasse em Gaza, afirmando que "nós não daríamos aos nazis ajuda humanitária", completando: "não existe civis não envolvidos com a guerra em Gaza".

Netanyahu negou falas

O Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu agiu rapidamente e negou que existe possibilidade de jogar bomba nuclear e chamou as falas de Eliyahu de "fora da realidade". "Israel e as FDI estão agindo de acordo com os mais elevados padrões do direito internacional, a fim de evitar danos a pessoas não envolvidas, e continuaremos a fazer isso até a vitória", afirmou.

Amihai Eliyahu foi suspenso das reuniões do governo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasIsraelMundo
Matérias Relacionadas