3 MIL FERIDOS
Mais de 600 pessoas morrem em terremoto de alta magnitude na Turquia e na Síria
Moradores foram acordados pelo terremoto antes do amanhecer, enquanto os prédios foram destruídos e fortes tremores secundários continuaram
Última atualização: 04/01/2024 09:07
Mais de 640 pessoas morreram e três mil ficaram feridas em um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a região sudeste da Turquia e parte do noroeste da Síria na madrugada desta segunda-feira (6). O número de mortos e feridos deve aumentar. O terremoto também foi sentido no Líbano e no Chipre. Moradores foram acordados pelo terremoto antes do amanhecer, enquanto os prédios foram destruídos e fortes tremores secundários continuaram.
De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor, que durou cerca de um minuto e meio, foi a 10 quilômetros da superfície. As autoridades turcasatestaram que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras. Na Síria, as províncias mais atingidas foram Hama, Alepp e Latakia.
Quase 900 edifícios foram destruídos nas províncias turcas de Gaziantep e Kahramanmaras. "Infelizmente, ao mesmo tempo, também estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas", disse o vice-presidente Fuat Otkay.
Em suas redes sociais, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se manifestou em solidariedade às vítimas. "Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmara e foi sentido em muitas partes do nosso país", escreveu.
* Com informações de Estadão Conteúdo.