LANÇAMENTO

Maior satélite de Internet do mundo será lançado nesta quarta-feira

Viasat-3 Américas oferecerá Internet de banda larga para todo o continente americano, incluindo o Brasil

Publicado em: 26/04/2023 11:55
Última atualização: 05/03/2024 10:02

O foguete Falcon Heavy, da SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, enviará ao espaço nesta quarta-feira (26) o maior e mais moderno satélite de telecomunicações. O Viasat-3 Américas oferecerá Internet de banda larga para todo o continente americano, incluindo o Brasil.

Satélite Foto: Reprodução/Twitter @SpaceX

O satélite será lançado do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, nos Estados Unidos, a partir das 20h24, no horário de Brasília. O custo do lançamento está estimado em US$ 97 milhões.

O Viasat-3 Américas será lançado todo dobrado e, depois de chegar à posição orbital, ele abrirá painéis e, então, diversos testes passarão a ser feitos para garantir que está tudo em ordem, conforme explica o diretor-geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunszer. "Esperamos iniciar a operação comercial dois meses após o lançamento".

A estrutura tem cerca de seis toneladas e 45 metros de envergadura - com largura equivalente a 10 carros populares enfileirados. Além dos hardwares e softwares avançados, conta com 16 painéis solares, oito em cada "asa". Ele orbitará a Terra exatamente acima do Equador, a 35.700 km de altitude. 

O grande refletor, feito de polímeros reforçados, fibra de carbono e grafite, e preso a um longo braço, é um dos diferenciais que tornam o satélite tão poderoso, conforme a Viasat. Sua antena vai direcionar os sinais para a Terra, possibilitando a conexão de Internet entre os usuários e as estações em solo. Este refletor permite que o satélite direcione sua energia em pequenos locais em solo. Então, quanto maior e mais reflexiva a superfície, menores são esses pontos. Deste modo, ele oferece uma conexão de mais qualidade e eficiência, com menos perda de sinal.

Diferentemente da banda larga da concorrente SpaceX, que fica alternando entre satélites todo o tempo, na conexão da Viasat, a Internet fica ligada o tempo todo ao mesmo satélite, o que pode significar uma estabilidade maior. 

Confira o vídeo sobre o processo de lançamento:

*Com informações de Uol

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundo
Matérias Relacionadas