abc+

APÓS QUASE 20 ANOS

Lunistício? Lua irá "paralisar" no céu em fenômeno raro; saiba como assistir

Além do Sol durante solstício, Lua também será protagonista de um espetáculo nos céus nesta semana

ico_abcmais_azul
Publicado em: 20/06/2024 às 18h:24 Última atualização: 21/06/2024 às 17h:24
Publicidade

O Sol pode brilhar com o solstício, que acontece nesta quinta-feira (20), mas a Lua também será protagonista nos espetáculos que acontecem no céu durante este fim de semana. Isso porque ela irá passar por um fenômeno raro, que acontece a cada quase 20 anos: o Lunistício.

Lua passará por fenômeno raro, que acontece a cada quase 20 anos: o Lunistício | abc+



Lua passará por fenômeno raro, que acontece a cada quase 20 anos: o Lunistício

Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

O que é um lunistício

A Lua também completa ciclos, como o Sol, mas de uma forma um pouco diferente. Enquanto o astro consegue completá-los em um ano, ela é muito mais rápida. 

O nascer e o pôr da Lua passam do limite Norte para o Sul e voltam de forma extremamente rápida comparado ao Sol: em apenas um mês, explica a ONG English Heritage. E, então, eles mudam por cerca de 18.6 anos.

No momento em que essa mudança acontece, o nascer e o pôr da Lua ficam o mais distantes possível, em pontos extremos, dando a impressão de que ela está “paralisada no céu”, já que fica mais tempo. E este é o fenômeno do lunistício, também chamado de Grande Paralisação Lunar.

Quando será o lunistício

Em 2024, o lunistício irá começar na noite desta sexta-feira (21). A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 2006.

Entretanto, ela irá atingir o ponto mais extremo perto do equinócio de setembro deste ano, e em março de 2025, de acordo com o portal norte-americano Science.

Como assistir o lunistício

O fenômeno só poderá ser visto pessoalmente em países do hemisfério norte, mas isso não impede que todos assistam ao momento. A English Heritage irá fazer uma transmissão ao vivo do lunistício no canal do YouTube da organização. 

Quem quiser assistir, mesmo que do conforte de casa, pode acessar o site ou o Facebook da ONG às 17h30 desta sexta-feira (21).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade