abc+

Mundo

Leão foge de circo e assusta cidade

Incidente causou comoção em comuna litorânea

André Moraes
Publicado em: 12/11/2023 às 21h:52 Última atualização: 16/11/2023 às 09h:38
Publicidade

O final de semana foi marcado por uma notícia insólita que causou forte inquietação na cidade litorânea de Ladispoli, na Itália, que fica a 40 km da capital Roma. Um leão de circo escapou no sábado, ficou à solta pelas ruas e levou a prefeitura a pedir que os cidadãos não saíssem de casa. O animal foi encontrado no domingo e capturado.

Leão que fugiu na cidade italiana de Ladispoli | Jornal NH



Leão que fugiu na cidade italiana de Ladispoli

Foto: Reprodução

O incidente também ressuscitou uma polêmica, porque a cidade italiana, assim como acontece em outros pontos da Europa e também no Brasil, tentou recentemente proibir apresentações de circo com animais presos. Ao comunicar o ocorrido, o prefeito inclusive disse que já havia tentado proibir animais na cidade, mas perdeu na Justiça.

No sábado, o prefeito Alessandro Grando fez este comunicado nas redes sociais do município: “!! AVISO IMPORTANTE!! Um leão escapou do circo em Viale Mediterraneo. O animal foi imediatamente rastreado em um curso de água adjacente. O pessoal do circo está realizando operações de apreensão, com o apoio das autoridades. Por favor, tome cuidado e evite se deslocar até segunda ordem.”

O prefeito acrescentou: “Para quem começar a perguntar por que ainda se traz um circo com animais pra Ladispoli e por que o prefeito autorizou o circo: a resposta é que não autorizei nada, não é da minha responsabilidade fazê-lo, e infelizmente não podemos proibir circos com animais de virem para a nossa cidade. Em 2017 tentamos, mas perdemos o recurso e também tivemos de reembolsar os honorários legais aos queixosos. Até que as regras mudem, não podemos fazer de outra maneira.”

No domingo, o prefeito voltou a se manifestar nas redes, para encerrar a crise: “O leão foi sedado e capturado. Agora será levado pelo pessoal do circo. Obrigado Polícia Estadual, Carabinieri, Bombeiros, Polícia Local e Provincial, e a todos os voluntários que serviram durante essas horas.
Espero que este episódio possa levantar alguma consciência, e que possamos finalmente pôr fim à exploração animal nos circos.”

Durante o final de semana, imagens do leão andando por pontos da cidade apareceram nas redes sociais e viralizaram na Internet.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade