abc+

EM PARIS

JOGOS OLÍMPICOS: Quem são as 10 mulheres que ganharam esculturas às margens do Rio Sena?

Monumentos com figuras femininas foram apresentadas durante cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

Nadine Funck
Publicado em: 26/07/2024 às 16h:51 Última atualização: 26/07/2024 às 17h:00
Publicidade

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris marcou a tarde desta sexta-feira (26). Além da participação dos atletas concorrerão a pódios neste ano, o evento teve show de Lady Gaga e Aya Nakamura, além de muita representatividade histórica e até animação, quando os Minions apareceram com o quadro de Mona Lisa, uma representação ao desaparecimento do quadro de Leonardo Da Vinci, que sumiu por cerca de 2 anos na França.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Simone Veil ganha estátua durante cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris | abc+



Simone Veil ganha estátua durante cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

Foto: Reprodução/Jogos Olímpicos

O espetáculo às margens do Rio Sena marcam a competição, mas também a história da França. Durante a cerimônia, foram apresentadas estátuas em homenagem a dez mulheres que ajudaram a escrever a história do país.

São elas: Olympe de Gouges, pioneira na defesa dos direitos das mulheres, Alice Milliat, esportista e ativista pelo reconhecimento das mulheres na cena, tornando-se fundadora da Federação Internacional Esportiva Feminina; e Gisèle Halimi, ativista franco-tunisiana, conhecida por sua luta calcada no sentimento anti-colonialista.

Além delas, há esculturas de Simone de Beauvoir, Paulette Nardal, Jeanne Barret, Louise Michel, Christine de Pizan, Alice Guy e Simone Veil.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Conforme a organização, um dos objetivos do ato é trazer mais representatividade feminina à arte, visto que são 260 monumentos masculinos espalhados pela cidade e apenas 40 estátuas femininas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade