ESTADO DE EMERGÊNCIA

Incêndios florestais provocam ao menos 10 mortes no Chile em meio a onda de calor

Ministra do Interior do Chile afirma que número de mortes pode ser maior

Publicado em: 03/02/2024 09:15
Última atualização: 03/02/2024 09:22

Ao menos 10 pessoas morreram em incêndios florestais no Chile, em meio a uma onda de calor, ocorridos na sexta-feira (2). Entretanto, o número de vítimas pode ser muito maior, de acordo com a Ministra do Interior chilena Carolina Tohá. "Alguns relatórios falam de 10 pessoas, outros de 16 e amanhã teremos um número consolidado", afirmou.


Não se sabe o tamanho exato dos estragos, nem quantas casas foram consumidas pelo fogo Foto: Redes Sociais/Reprodução

Nas redes sociais, os moradores mostraram como estava olhar para a cidade durante a manhã. No X (antigo Twitter), um usuário postou um vídeo mostrando a destruição deixada pelo fogo em Viña del Mar.

Confira:

Outros mostram o fogo descontrolado atingindo o território.

Em algumas regiões, até a manhã de hoje, os bombeiros ainda lutavam para apagar as chamas, segundo a MetSul Meteorologia. Também não se sabe o tamanho exato dos estragos, nem quantas casas foram consumidas pelo fogo.

O presidente do país Gabriel Boric Font declarou estado de emergência na região de Valparaíso e Marga Marga devido ao fogo na sexta-feira (2), que continuou se alastrando. "Temos todas as nossas forças mobilizadas para combater os incêndios florestais nas zonas centro e sul do país", informou por volta das 20 horas da noite.

Em Limache, Quilpué, Villa Aleman de Viña del Mar há o toque de recolher, anunciado pela ministra, das 8 horas até 13h30 deste sábado, segundo jornal chileno 24 Horas.

Onda de calor

Os incêndios florestais foram provocados por uma onda de calor que atinge parte da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Brasil, afirma a MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasChileMundo
Matérias Relacionadas