abc+

TECNOLOGIA

IMPLANTE CEREBRAL: Empresa de Elon Musk é autorizada a testar chip em humanos

Informação de que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos concedeu permissão para realização dos estudos foi divulgada nesta semana

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 26/05/2023 às 15h:31 Última atualização: 26/03/2024 às 16h:27
Publicidade

A Neuralink, uma empresa de Elon Musk, foi autorizada pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) a fazer estudos utilizando implantes cerebrais em humanos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25).

Elon Musk é eleito 'Personalidade do Ano' pela revista 'Time'



Elon Musk é eleito ‘Personalidade do Ano’ pela revista ‘Time’


O objetivo seria tratar doenças consideradas graves e sem cura, como, por exemplo, paralisia e cegueira. Além de fazer pessoas voltarem a andar, a Neuralink afirma que o implante também pode ser capaz de curar outras doenças neurológicas.

Este será o primeiro teste clínico em humanos com o dispositivo, de acordo com a empresa. 

 

A empresa, fundada em 2016, é uma startup de chips cerebrais. Musk vem afirmando desde 2019 seu propósito de fazer o teste do implante em humanos. Contudo, o primeiro pedido para a FDA, feito no iníico de 2022, foi rejeitado.

Conforme a Reuters, a Neuralink é investigada por possíveis violações da Lei de Bem-Estar Animal norte-americana. Ainda neste mês, inclusive, deputados dos Estados Unidos solicitaram que fosse feita uma investigação para apurar se a composição de um painel que supervisiona os testes em animais na empresa contribuiu para experimentos malsucedidos e apressados.

*Com informações de G1

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade