A Neuralink, uma empresa de Elon Musk, foi autorizada pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) a fazer estudos utilizando implantes cerebrais em humanos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25).
O objetivo seria tratar doenças consideradas graves e sem cura, como, por exemplo, paralisia e cegueira. Além de fazer pessoas voltarem a andar, a Neuralink afirma que o implante também pode ser capaz de curar outras doenças neurológicas.
Este será o primeiro teste clínico em humanos com o dispositivo, de acordo com a empresa.
A empresa, fundada em 2016, é uma startup de chips cerebrais. Musk vem afirmando desde 2019 seu propósito de fazer o teste do implante em humanos. Contudo, o primeiro pedido para a FDA, feito no iníico de 2022, foi rejeitado.
Conforme a Reuters, a Neuralink é investigada por possíveis violações da Lei de Bem-Estar Animal norte-americana. Ainda neste mês, inclusive, deputados dos Estados Unidos solicitaram que fosse feita uma investigação para apurar se a composição de um painel que supervisiona os testes em animais na empresa contribuiu para experimentos malsucedidos e apressados.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags