INVASORES

Ilha de lixo no Oceano Pacífico vira ecossistema onde espécies costeiras se reproduzem

Do tamanho do estado do Amazonas, esse é o maior acúmulo de plástico oceânico do mundo; pesquisadores examinaram 105 itens de plástico recolhidos do local

Publicado em: 18/04/2023 11:06
Última atualização: 04/03/2024 17:19

Uma ilha de lixo do tamanho do estado do Amazonas no norte do Oceano Pacífico virou em ecossistema para espécies costeiras se reproduzirem. De acordo com um estudo publicado na segunda-feira (17) pela revista Nature Ecology & Evolution, dezenas de espécies de organismos invertebrados, normalmente vistos em regiões costeiras, conseguiram sobreviver e se reproduzir na área poluída.


Pesquisadores examinaram 105 itens de plástico recolhidos do local Foto: Nature/Reprodução

Conforme publicação da Superinteressante, esse é o maior acúmulo de plástico oceânico do mundo. Apesar do nome, a área não é uma montanha, mas sim uma mancha dispersa e formada principalmente por microplásticos. A descoberta da Nature traz a tona a possibilidade de que novos ecossistemas abriguem espécies que normalmente não sobreviveriam em alto mar.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram 105 itens de plástico recolhidos do local. Eles identificaram 484 organismos invertebrados marinhos nos detritos, de 46 espécies diferentes, das quais 80% eram normalmente encontradas em habitats costeiros.

A Superinteressante destaca que as espécies que se reproduziram na área são consideradas "invasoras". Porém, a ciência ainda não sabe quais serão as consequências delas em áreas remotas do oceano. Também é incerto como as criaturas chegaram até lá, mas é provável que tenham ido através de pedaços de lixo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilMundo
Matérias Relacionadas