FUTURO?
IA: Como irá funcionar o primeiro bordel cibernético do mundo?
Primeiro bordel cibernético irá abrir em breve e está gerando preocupações
Última atualização: 11/06/2024 16:23
De tantos filmes futuristas, como Wall-e e a trilogia De Volta Para o Futuro (1985-1990), o que mais chegou perto desta vez foi o jogo Cyberpunk 2077. Nada de skates voadores, o futuro reservou algo controverso: o primeiro bordel cibernético com bonecas abastecidas por Inteligência Artificial (IA).
Em Berlim, no coração da Alemanha, está nascendo o Cybrothel, o primeiro bordel cibernético do mundo. Com bonecas virtuais contendo um sistema de IA, os clientes poderão interagir tanto verbal quanto fisicamente com elas, de acordo com o portal de notícias BBC.
O fundador e dono do bordel, Philipp Fussenegger, explicou ao portal que há pessoas que se sentem mais confortáveis em contar as coisas para uma máquina ao invés de outro ser humano. "Porque ela não julga", completou.
Como funciona?
Apesar do nome, o bordel funciona em um apartamento na cidade, onde o usuário irá encontrar a boneca que escolheu previamente. Isso mesmo, não é literalmente uma boate cheia de androides sexuais, por enquanto.
As bonecas, tanto femininas quanto masculinas, são feitas de silicone médico e usam a inteligência artifical Kokeshi.IA, criada pelo Cybrothel, que promete aumentar a interatividade com o cliente, as tornando mais "humanas". Elas são bilíngues, falando alemão e inglês fluentemente.
Existem algumas opções, com e sem o sistema. Por exemplo, o usuário poderá apenas ser cumprimentado pela boneca escolhida, ou pode ter a experiência com o uso de um óculos de Realidade Virtual (VR). Na segunda opção, o cliente entra em um jogo virtual que se mescla à realidade.
E nem é preciso ter interação com humanos para entrar no bordel ou marcar um horário, já que a reserva pode ser feita online e o apartamento conta com um sistema de abertura automático.
O uso de camisinha, segundo o bordel, é da escolha do usuário, já que as bonecas são limpas e desinfetadas.
Preocupações aumentam com IAs sexuais
Apesar de ser o primeiro bordel cibernético do mundo, o Cybrothel e suas bonecas sexuais não são prioneiros no ramo do entretenimento adulto com IA. No entanto, os especialistas alertam para os perigos crescentes que a evolução desses sistemas pode trazer.
Uma delas é a proteção de dados do usuário. Em fevereiro deste ano, a Mozzila, dona do navegador Firefox, publicou um artigo sobre os chatbots românticos que já estão fazendo sucesso, principalmente com as namoradas IA. Dos 11 que foram analisados, todos são perigosos para a privacidade do usuário.
Quanto a isso, o Cybrothel afirma que nada do que acontece no apartamento em Berlim é gravado, já que seria contra os princípios éticos da empresa. "Uma política de privacidade pode ser assinada online ou na chegada. Não há webcams, nada é transmitido ou salvo pela Internet", explicam no site oficial.
A Mozilla afirma que os chatbots acabam recolhendo muitas informações pessoais e sensíveis que os usuários compartilham com as "namoradas artificiais". Não obstante, 90% dos programas analisados vende esses dados para terceiros.
Outras preocupações a cerca desse tipo de IA são os possíveis efeitos psicológicos nos usuários do serviço, até ao reforço de esteriótipos machistas.