NA COLÔMBIA
Hipopótamo que pertenceu a Pablo Escobar morre atropelado em rodovia
Narcotraficante morto em 1993 era colecionador de animais exóticos
Última atualização: 04/03/2024 09:38
Um hipopótamo que pertenceu ao narcotraficante Pablo Escobar morreu atropelado, na noite de terça-feira (11), na rodovia Bogotá-Medellín, na Colômbia, segundo o Corpo de Bombeiros. Escobar foi morto em um tiroteio com a polícia em dezembro de 1993.
O hipopótamo de mais de uma tonelada foi deixado caído na estrada, em uma área próxima a uma fazenda que pertencia a Escobar, confirmou a comandante dos bombeiros de Puerto Triunfo, María Magdalena Pérez. Naquela fazenda, no final dos anos 1980, Escobar instalou um pequeno rebanho desses animais africanos.
A frente do caminhão envolvido no acidente ficou destruída. "Havia apenas um menino, ele está ileso", disse Pérez às agências de notícias. Em um outro acidente, em dezembro do ano passado, um hipopótamo foi atingido por um carro, mas segundo os bombeiros conseguiu sobreviver.
Após a morte de Pablo Escobar, os animais foram deixados à própria sorte e, aos poucos, povoaram a região de Magdalena Medio, uma savana quente atravessada por rios e pântanos, até se tornarem um rebanho de cerca de 150 animais. O Ministério do Meio Ambiente da Colômbia os declarou uma espécie invasora no ano passado, abrindo as portas para uma eventual caça. Especialistas alertam que sua reprodução descontrolada representa uma ameaça à população e à fauna locais.