UNIÃO

GUERRA ISRAEL-HAMAS: Lideranças gaúchas e representantes da sociedade civil lançam manifesto pela paz em Gaza

Pedido de grupo inter-religioso é por uma busca pacífica para o conflito que envolve Israel e Palestina

Publicado em: 23/10/2023 22:00
Última atualização: 24/10/2023 14:28

Convidados pelo Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, entidades empresariais e representantes sociedade civil, participaram de um ato pela paz e contra o terrorismo nesta segunda-feira (23). O evento foi realizado no Theatro São Pedro e contou com a presença de autoridades, como o governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Além dos políticos, também estiveram presente representantes da Fiergs, Federasul, Fecomércio, Farsul, IEE, OAB e Transforma RS, Instituto Cultural Floresta, universidades como PUCRS e Unisinos e do Terceiro Setor.

Na ocasião, o grupo divulgou um ato pela paz e contra o terrorismo. O texto chama para o exemplo brasileiro de respeito à diversidade. “Temos aqui no Brasil, e especialmente em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, um modelo de convivência pacífica e harmoniosa entre comunidades de origens étnicas e de religiões diferentes.”

O texto ainda faz um pedido de reconhecimento e respeito às fronteiras dos dois países pedindo “uma solução de dois estados, com fronteiras internacionalmente reconhecidas, onde Israel e Palestina possam coexistir de maneira segura e independente, com respeito e reconhecimento mútuo.”

Há ainda um apelo às autoridades internacionais para que busquem soluções pacíficas para o conflito. “Condenar todos os atos de terrorismo e violência e buscar soluções pacíficas para os conflitos”, afirma o texto que condena também os atos terrorista perpetrados na região.

Reconhecido através de uma lei municipal de Porto Alegre em 2008, o Grupo Diálogo Inter-Religioso reúne as religiões: umbanda e cultos afro brasileiros, fé bahái, cristãs (católica, anglicana e luterana no Brasil), islâmica, judaica, espírita, budista tibetana e budista zen.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas