INVESTIGAÇÃO
George Santos, deputado brasileiro nos Estados Unidos, é preso por lavagem de dinheiro
Suspeito teria induzido apoiadores a doarem para uma empresa sob falso pretexto de que dinheiro seria usado para apoiar sua campanha
Última atualização: 07/03/2024 15:55
George Santos, o deputado norte-americano de origem brasileira, foi preso por lavagem de dinheiro e outros crimes federais nesta quarta-feira (10). A prisão aconteceu antes de uma audiência no tribunal de Nova York.
Conforme informado pelo jornal americano The New York Times, Santos responderá: a sete acusações relacionadas à fraude eletrônica, três de lavagem de dinheiro, uma de roubo de fundos públicos e duas por fazer declarações falsas à Câmara dos Deputados.
A acusação diz que Santos induziu apoiadores a doarem para uma empresa sob o falso pretexto de que o dinheiro seria usado para apoiar sua campanha. Em vez disso, ele o usou para despesas pessoais, incluindo roupas de grife de luxo e para pagar seus cartões de crédito.
Segundo o Estadão, o deputado se tornou conhecido por mentir no currículo antes de se eleger deputado por NY no ano passado e tem problemas com a Justiça brasileira, inclusive inquéritos por estelionato tramitando na Justiça do Rio de Janeiro.