Uma galáxia que parece ser feita de “flocos de neve”, esta é a UGC 8091, que se parece tanto com um globo de neve natalino que o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, junto a Agência Espacial Europeia (ESA), divulgaram imagens como parte de uma comemoração festiva da época, nesta quarta-feira (20).
A galáxia anã está a aproximadamente 7 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem, e é considerada “irregular” pois não tem uma aparência em espiral ordenada ou elíptica, como é comum ver nas imagens.
Ao invés, ela é composta de uma reunião celestial, feita de estrelas, parecendo um emaranhado de luzes brilhantes – ou, neste caso, flocos de neve em um globo feito para o Natal.
Para conseguir a imagem, foram combinados doze filtros de câmeras. As manchas vermelhas são moléculas interestelares de hidrogênio. A luz de estrelas quentes e energéticas faz com que elas fiquem agitadas, de acordo com a Nasa. Já os outros pontos brilhantes são uma mistura de estrelas antigas. Ao fundo, galáxias distantes podem ser vistas.
Os astrônomos estão pesquisando a composição das galáxias anãs e suas estrelas para tentar descobrir o que elas têm em comum com a Via Láctea e outras do tipo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags