GASTRONOMIA
Fora do País, Natal é com peru? Confira algumas comidas servidas em ceias ao redor do mundo
Apesar de culturas diferentes, alguns alimentos são mundialmente consumidos nas épocas natalinas; saiba mais
Última atualização: 25/12/2023 17:53
As ceias natalinas foram o carro chefe da noite de domingo (24) e, em algumas casas, do almoço de Natal, nesta segunda-feira (25). Peru ou chester, tender, farofas e arroz com uvas passas, os queridinhos das mesas nesta época do ano. Fora do País, porém, os pratos são um pouco diferentes. Ou será que não tanto? Confira algumas comidas servidas ao redor do mundo nesta época do ano:
Rússia e Ucrânia
Os países adeptos à religião ortodoxa comemoram um Natal diferente, a começar pela data: lá, o dia é 7 de janeiro. Na Ucrânia, novas medidas para se distanciar dos russos, o dia natalino foi mudado para o da maioria do mundo.
Na Rússia, podem ser servidos os kozuli, um biscoito natalino, geralmente confeitado e em forma de anjos, animais e árvores de Natal. O coulibiac é uma espécie de torta feita com massa de pão ou folhada e que, com o tempo, se tornou natalina. Outro prato importante, principalmente nas ceias Ucranianas e russas, é o kutiá, um doce à base de trigo, sementes e frutas.
Canadá e Estados Unidos
América do Norte e os natais na neve, hollywoodianos, onde as crianças correm logo cedo do dia 25 de dezembro para ver seus presentes. Algumas das comidas típicas, por exemplo, são as gingerbread houses, amplamente comuns nesta época do ano, em países com Estados Unidos e Canadá. Inclusive, os kits são comercializados para que as pessoas possam montar as suas casas de biscoito de gengibre na data.
A torta de carne tourtière, muito tradicional em Quebec, é feita geralmente de carne de porco ou bovina picada e batatas. E como falar de Natal sem lembrar do conhecido eggnog, uma bebida alcoólica parecida com gemada, muito consumida durante as festas de fim de ano.
Dinamarca e Noruega
Os países nórdicos são dotados de guloseimas. Os Æbleskiver são bolinhos redondos, tradicionais da Dinamarca, com uma textura bem parecida com a de panquecas. Na Noruega, a ribbe, uma carne de porco assada, também é servida, por vezes acompanhada de chucrute, batatas, almôndegas e molho.
Colômbia e Equador
Na Colômbia, os buñuelos são os bolinhos a base de milho e queijo fresco, fritos. Outra receita natalina de lá é a natilla, uma sobremesa feita de açúcar, leite e ovos principalmente e que também aparece nas mesas, em outros países.
Paraguai e Uruguai
O porco é, com toda certeza, um dos pratos mais populares nas ceias natalinas ao redor do globo. No Paraguai, ele pode aparecer acompanhado de sopa, entre outros. O vitel toné, que é a carne bovina com molho de peixe, geralmente atum, com creme de leite e mostarda, é comum no Uruguai e também na Argentina.
Japão e Filipinas
A mesa japonesa geralmente está posta com kara-age, um tipo de frango frito, e o kurisumasu keeki, um bolo branco natalino, para a sobremesa. Nas Filipinas, o porco volta a ser estrela da ceia, junto ao queijo edam, e na sobremesa o bibingka, um pastel de arroz.