O candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio, de 59 anos, foi assassinado na quarta-feira (9) quando saía de um comício de campanha, no norte de Quito. (Veja o vídeo abaixo).
A morte de Villavicencio foi confirmada pelo presidente do país, Guillermo Lasso, através de uma publicação no Twitter. Na postagem, Lasso prometeu que o crime não ficará impune.
“Indignado e consternado pelo assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio. Minha solidariedade e condolências à sua esposa e suas filhas. Por sua memória e sua luta, asseguro-lhes que este crime não ficará impune”, afirmou.
O presidente disse ainda que irá mobilizar as autoridades do Conselho Nacional Eleitoral e da Corte Nacional de Justiça para tratar do assunto. “O crime organizado já foi muito longe, mas sobre ele cairá todo o peso da lei.”
O primeiro turno das eleições presidenciais do Equador está marcado para 20 de agosto. Villavicencio não era apontado como um dos favoritos para chegar ao segundo turno, de acordo com pesquisas de intenção de voto.
Veja o vídeo
FERNANDO VILLAVICENCIO: Vídeo mostra momento em que candidato à presidência do Equador é assassinado.
Leia mais???? https://t.co/cgTOSRcNkA
Vídeo: Reprodução/Twitter pic.twitter.com/nkTk1kQlMK
— Jornal NH (@jornalnh) August 10, 2023
Suspeitos presos
Seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no assassinato de Villavicencio. Outro suspeito morreu durante troca de tiros com seguranças. Outras 7 pessoas ficaram feridas durante o ataque.
(*) Com informações da Reuters e do Poder 360
LEIA TAMBÉM