CURIOSIDADE
Fabricante diz ter queijo mais malcheiroso do mundo
Odor forte faz parte da própria publicidade do produto
Última atualização: 05/12/2023 15:06
A Highland Fine Cheeses ("queijos finos escoceses"), uma fábrica de queijos gourmet da Escócia, começou uma curiosa campanha de Natal para anunciar que um de seus produtos está entrando em venda na rede nacional do Reino Unido.
O argumento incomum é que a fábrica diz que seu queijo é ofensivo ao nariz da maioria das pessoas. A queijaria diz que é possível que se trate do queijo mais malcheiroso do planeta. As peças publicitárias chegam a mencionar que possivelmente alguns clientes vão colocar o queijo no carrinho e ficar tão enojados que não vão nem tirá-lo de lá.
O queijo em questão é o Minger, gíria escocesa que geralmente é usada para descrever algo muito asqueroso ou repugnante. Na realidade, o Minger é um queijo tradicional escocês. De forma semelhante ao que acontece com o Gorgonzola e o Roquefort, ele se caracteriza por um odor pronunciado.
A diferença é que o fabricante, usando do famoso humor britânico, exagera na característica olfativa do Minger a ponto de descrever o queijo em termos paradoxais como "deliciosamente pegajoso" e "decadentemente pungente".
O Minger é feito com leite de vaca. Não é o único produto da queijaria escocesa que se apresenta como perigoso ou ofensivo ao nariz. Um dos queijos da casa se chama "blue murder" ("assassinato azul"). Outro queijo, o Caboc, é anunciado como "um alerta" e descrito como forte demais e gorduroso demais, porém feito dentro da receita dos líderes medievais escoceses.