Subiu para oito o número de mortos em uma explosão num silo da cooperativa C.Vale, em Palotina, no interior do Paraná. O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (26), e a causa ainda não foi esclarecida. (Leia nota da empresa abaixo). Segundo o Corpo de Bombeiros do município, 11 feridos foram levados a hospitais da região e uma vítima segue desaparecida. As buscas continuam.
Equipes dos bombeiros de Cascavel e Toledo, municípios vizinhos, foram enviadas para atuar no socorro às vítimas. Na manhã desta quinta-feira (27), estão no local das buscas 20 bombeiros militares e outros 14 bombeiros do Grupo de Operações do Socorro Tático (GOST).
O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a nove quilômetros do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria acontecido em um túnel de transporte e, conforme os Bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.
Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando houve a explosão. O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos. Também surgiram pequenos incêndios no próprio silo, combatidos pelos bombeiros.
Por volta das 20 horas de quarta, os bombeiros ainda não haviam conseguido entrar no silo destruído – como ele ameaçava ruir, primeiramente foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.
O que dizem as autoridades
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse em sua conta no Twitter nesta quarta-feira que o Corpo de Bombeiros do Estado “está mobilizado para atender com rapidez as vítimas”.
O Corpo de Bombeiros do PR está mobilizado para atender com rapidez as vítimas de uma explosão registrada no final desta tarde em Palotina. A orientação é que nossas equipes continuem atuando para garantir pronto atendimento. Um avião com profissionais será enviado hoje à região.
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) July 27, 2023
Já o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, declarou “sentimentos de pesar às famílias das vítimas” e disse que o maior propósito do ministério “é buscar as melhores condições para os trabalhadores do agro”. Fávaro está no Japão representando o Brasil em encontros internacionais.
Lamento profundamente o ocorrido na C. Vale, em Palotina, nesta quarta-feira. Externo meus sentimentos de pesar às famílias das vítimas. Nosso maior propósito no @Mapa_Brasil e nas missões como aqui no Japão é buscar as melhores condições para os trabalhadores do #agro.
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) July 27, 2023
O que diz a C.Vale
Em nota, a C.Vale afirma que “no momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”.
A empresa afirmou ainda que “todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento” e que assim que forem identificadas as causas e repercussões do acidente, uma nova nota de esclarecimento será emitida.
Veja vídeo
???? VÍDEO | Explosão em silo de Palotina no Paraná deixa mortos e feridos
De acordo com informações do Samu há quatro mortes confirmadas, 27 pessoas desaparecidas e quatro feridas já encaminhadas ao hospital; ASSISTA pic.twitter.com/YUNLM6RkyU
LEIA TAMBÉM
— Aldo Almeida (@AldoAlmeida013) July 26, 2023