O uso constante de cigarro eletrônico, mais conhecido como vape, levou o pulmão do lutador de MMA amador Sean Tobin, de 20 anos, ao colapso, fazendo com que ele precisasse de uma cirurgia de emergência. Ele começou a fumar em 2018, aos 15 anos, fazendo com que o vape fosse parte da sua rotina. Ele confessou que só parava de usar quando estava dormindo.
No dia 20 de julho, o lutador sentiu uma forte dor nas costas, o que fez com que procurasse atendimento médico de emergência. Ele acreditava ser apenas um problema muscular, mas chegando lá ele foi informado que o seu pulmão direito estava entrando em colapso.
Sean foi submetido a uma cirurgia emergencial, onde foi retirado uma parte do seu pulmão. Uma imagem capturada por microcâmeras mostrou como estava a condição do órgão. Veja:
“O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar”, relatou Sean em seu perfil no Facebook.
O lutador contou que treinava de quatro a sete dias por semana e sentia-se saudável quando passou pelo colapso pulmonar.
“Pensava que nunca algo assim aconteceria comigo, pois sempre fui saudável. Podia ser com qualquer um, a única forma de evitar é deixar o vape”.
Com informações do GQ.
LEIA TAMBÉM