Uma incorporadora da Suécia, a Atrium Ljungberg, anunciou um projeto ambicioso, um conjunto urbano todo em madeira, com tamanho projetado de 250 mil metros quadrados. Trata-se do Stockholm Wood City (“cidade de madeira de Estocolmo”), descrito como “o maior projeto de construção urbana de madeira do mundo”.
Está sendo construído em Sickla, que fica nas partes central e sul de Estocolmo. “Oferecerá um ambiente urbano vibrante com uma mistura de locais de trabalho, moradias, restaurantes e lojas”, diz comunicado do incorporador, que destaca a ligação com a arquitetura sustentável.
São sete mil espaços projetados, incluindo escritórios e lojas, mais duas mil casas. O início está previsto para 2025, enquanto os primeiros prédios devem ficar prontos em 2027.
Argumento da construtora: “Edifícios de madeira proporcionam melhor qualidade do ar, reduzem o estresse, aumentam a produtividade e armazenam dióxido de carbono durante todo o tempo de uso. O uso de madeira também significa canteiros de obras silenciosos e reduz o número de transportes pesados durante o período de construção.”
LEIA TAMBÉM