O vulcão Stromboli, que fica em uma das ilhas Eólias, região da Sicília, na Itália, aumentou sua atividade nos últimos dias e levou a Defesa Civil italiana a declarar alerta vermelho. O Stromboli, que fica no Mar Tirreno, a norte da Sicília, é descrito como um dos vulcões mais ativos do mundo.
“O nível de alerta para o Stromboli está vermelho. Isso significa que o vulcão está em atividade eruptiva e que existe um risco real de explosões, fluxos de lava e deslizamentos de terra. As autoridades locais recomendam que os visitantes evitem a ilha e que os residentes das áreas afetadas sigam as instruções das autoridades de proteção civil”, diz comunicado da Defesa Civil italiana.
Outro vulcão italiano, também da Sicília, está passando por uma fase de atividade mais intensa. Trata-se do Etna, que fica em outra ilha, a leste da costa siciliana. Assim como o Stromboli, o Etna costuma ter atividade ininterrupta, mas nos últimos dias também está com mais atividade. Seu risco, entretanto, é mais baixo e não motiva alerta vermelho. As atividades dos vulcões não estão relacionadas uma com a outra, informam autoridades geológicas italianas.
LEIA TAMBÉM