IMPACTOS

Erupção de vulcão no Pacífico Sul teve efeito até na camada de ozônio; entenda

Na época, a erupção causou uma onda de choque sentida em todo o mundo

Publicado em: 24/11/2023 16:27
Última atualização: 24/11/2023 16:27

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, no Pacífico Sul, entrou em erupção em janeiro do ano passado e, agora, cientistas descobriram os impactos do que descrevem como evento "sem precedentes na Era Moderna", seja pela quantidade de água injetada na estratosfera ou pela profundidade de penetração. Na época, a erupção causou uma onda de choque sentida em todo o mundo e desencadeou tsunamis em Tonga, Fiji, Nova Zelândia, Japão, Chile, Peru e Estados Unidos.


Erupção de vulcão no Pacífico visto de cima Foto: Nasa

Segundo pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson de Harvard e da Universidade de Maryland, ambas nos Estados Unidos, o evento levou a anomalias na camada de ozônio, principal barreira de proteção contra raios ultravioleta, com perdas de 7% no Hemisfério Sul, e aumento de até 5% nos trópicos. Os pesquisadores usaram dados do Microwave Limb Sounder (MLS), a bordo de um satélite da agência americana espacial (Nasa). O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

O que impulsionou essas mudanças atmosféricas foi a grande quantidade de vapor d'água injetada na estratosfera.

"A erupção nos colocou em território desconhecido", disse Ross Salawitch, professor do Centro Interdisciplinar de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade de Maryland e coautor do estudo, ao portal de notícias de Harvard.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundo
Matérias Relacionadas