CIÊNCIA
Entenda falha geológica descoberta que pode gerar tsunami gigante capaz de engolir ilha
Chamada de XELF, ela tem 2,3 metros de altura e foi encontrada no Canadá
Última atualização: 16/12/2023 21:19
Cientistas descobriram uma falha geológica que pode gerar um tsunami gigante capaz de engolir a ilha mais próxima. O estudo foi publicado na revista Tectonics no início de dezembro deste ano.
A falha foi chamada de XEOLXELEK-Elk Lake (XELF) e tem uma escarpa (declínio causado por erosão) de 2,3 metros de altura, localizada a 10 quilômetros do norte da ilha Vitória, no Canadá. Ela "atravessa a Península de Saanich na Grande Victoria e representa um perigo para os cerca de 400 mil habitantes da região", diz o estudo.
Essas falhas estão na placa tectônica superior, em uma "zona de subducção", ou seja, em um local que a terra se destrói continuamente, visto que as placas se encontram e uma é puxada para baixo da outra, o que gera elas.
Frequentemente encontradas em áreas costeiras com um grande fluxo de pessoas, os cientistas acreditam que os perigos que uma falha pode apresentar são geralmente ignorados.
Como a falha pode causar um terremoto?
Para encontrar a XELF, os pesquisadores utilizaram técnicas geofísicas e escavaram uma trincheira ao longo do declínio para entender como se formou.
A partir dessas metodologias, foi possível determinar que um "único grande terremoto", de magnitude 6,1–7,6 na escala Richter, pode ter ocorrido no local "entre 4.700 e 2.300 anos atrás". Caso outro abalo sísmico semelhante venha a acontecer no mesmo local da falha, causaria "grandes danos à área da Grande Victoria". Ou seja, o local corre agora um risco sísmico, alertam os cientistas, cujos danos podem ser devastadores.